Eixo I

EIXO I - Emprego, Formação e Qualificação

(Des)Empregado

Empreende o Futuro

Capacitar os destinatários/as sobre técnicas de procura ativa de emprego,empreendedorismo, motivação e marketing pessoal, através da realização de sessões/actividades coletivas em diferentes áreas.

Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego (GEPE)

Grupo informal de pessoas desempregadas que se reúne semanalmente, cujo objetivo é apoiar na reinserção no mercado de trabalho e prevenir o isolamento e a desmotivação.

LEE - Loja do Emprego e Empreendedorismo

Realização de atendimentos personalizados de enquadramento/orientação de projectos de autoemprego e empreendedorismo num espaço onde se disponibilizam recursos humanos e meios técnicos facilitadores. Apoio na elaboração de um Curriculum Vitae e Carta de Apresentação, na pesquisa de ofertas de emprego, no esclarecimento da melhor abordagem a ter numa entrevista de emprego e na orientação e encaminhamento para o auto-emprego/criação do próprio negócio.

Form (ação) em empreendedorismo

Promover uma postura mais empreendedora e inovadora através de sessões/atividades na área do empreendedorismo e autoemprego.

E♀-Empreende no feminino

Promover a igualdade de género através de sessões com pessoas desempregadas de longa duração do sexo feminino, para uma postura mais empreendedora e inovadora.

Bolsa de Conselheiros

Criação de uma Bolsa de Conselheiros, com o objetivo de auxiliar novos empreendedores, através de um apoio contínuo e individual por empresários experientes.

TIME na escola

Consciencializar os/as jovens para o empreendedorismo, a inovação e criatividade, através de acções dinâmicas e interactivas que incitam à reflexão e valorização pessoal.

Da Escola à Empresa

Realizar visitas das escolas às empresas do concelho, sensibilizando as empresas e agrupamentos de escolas para um maior contacto dos/as alunos/as com as empresas, ao longo de todo o ano letivo.

YES!-Youth Education System

Capacitar e apoiar jovens, em risco de abandono escolar para a mudança de comportamentos e atitudes promovendo o sucesso escolar e inserção profissional, ambição profissional, através de um projeto piloto.

Concurso de ideias em idade escolar

Promover o espírito de iniciativa e empreendedor nos/as jovens em idade escolar, através da realização de um concurso envolvendo alunos/as, professores/as e empresas.

Bootcamp

Desenvolver conceitos e desenhar novas iniciativas de empreendedorismo social através da participação num bootcamp, com ensino inovador, em que são capacitados/as para criar e definir modelo de negócio e comunica-los (pitches).

Made in azeméis

Potenciar/valorizar o território e fomentar a empregabilidade através da dinamização de workshops/formação em produtos locais e regionais para a produção e comercialização dos mesmos. Desenvolver ações de proximidade que promovam a valorização do território desde a infância até à idade sénior.